É possível conquistar um diploma em 2 anos? Veja como se dar bem nos cursos de curta duração
Os cursos de graduação são considerados fundamentais para o desenvolvimento do profissional e podem representar o diferencial necessário para que ele seja contratado. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem que é possível conquistar um diploma em 2 anos, por meio de um curso tecnólogo.
Essa modalidade de curso, que é um tipo de graduação de nível superior, tem uma carga horária menor, sendo uma excelente opção para profissionais que desejam conquistar maior visibilidade de mercado ou mesmo migrar para novas áreas de atuação.
Explicamos agora os detalhes dos formatos de graduação em nível superior e como é possível conquistar um diploma em 2 anos, seus principais diferenciais e como escolher o melhor curso tecnológico de acordo com a demanda de mercado.
Confira as informações abaixo e tenha uma ótima leitura!
Relação entre formação acadêmica e demanda de mercado
É bastante comum ouvirmos que os cursos de graduação em nível superior são fundamentais para o desenvolvimento da carreira profissional. Isso se deve a diversos fatores, como a especialização, o reconhecimento do esforço dedicado pelo profissional para sua capacitação e o aprendizado de novas habilidades e capacidades técnicas para as rotinas de trabalho.
No entanto, para suprir esse tipo de demanda e atender à urgência de profissionais qualificados para o mercado, foram desenvolvidos cursos específicos de graduação, com duração menor e foco mais direcionado para determinadas áreas de atuação, que permitem ao profissional obter um diploma em 2 anos, de forma segura e reconhecida pelo MEC.
O que são os cursos de formação superior
Em geral, existem três modalidades de cursos de graduação em nível superior: o bacharelado, a licenciatura e o tecnológico. Muitas vezes, os dois primeiros formatos de graduação se destacam, por serem mais conhecidos, mas o curso de graduação em nível superior tecnológico também é válido e que oferece diversas vantagens para o estudante.
Explicamos alguns dos principais detalhes sobre cada formato logo abaixo. Confira:
- bacharelado: é o formato de curso mais comum e tradicional, mesclando disciplinas teóricas e práticas, e visa capacitar o profissional tanto para a atuação profissional no mercado de trabalho quanto para a carreira acadêmica, o que faz dele um formato de curso mais longo, com até seis anos de duração;
- licenciatura: tem foco maior no aprendizado teórico, no desenvolvimento de metodologia de aprendizado e ensino e nas práticas pedagógicas. Isso significa que essa é a opção mais atraente para quem deseja se capacitar como professor, o que pode representar um curso de até quatro anos, em geral;
- tecnológico: já os cursos tecnólogos são caracterizados pelo aprendizado prático, o que significa que o profissional que deseja se aprimorar e desenvolver habilidades de forma dinâmica para o mercado de trabalho pode optar por esse tipo de graduação e se estabelecer como um especialista em sua área de atuação.
Como conquistar um diploma em 2 anos com um curso tecnólogo
Por suas características de transmissão de conhecimento acelerado e foco no aprendizado prático, os cursos de tecnologia oferecem algumas vantagens para quem está buscando uma capacitação em nível superior, mas deseja unificar agilidade, eficiência e desenvolvimento prático.
Abaixo, listamos algumas das vantagens que um curso tecnólogo representa para quem deseja obter um diploma em 2 anos:
- duração reduzida
- possibilidade de estudar online;
- economia com custos da faculdade;
- formação em área específica;
- alta demanda de mercado;
- estudos direcionados para atividades práticas;
- validade do diploma para provas e titulações;
- valorização profissional e de mercado em prazo de tempo mais curto.
Detalhes do diploma do curso tecnólogo
Outra dúvida bastante comum a respeito da graduação em um curso de tecnologia, como aqueles que permitem obter um diploma em 2 anos, é a validade do diploma e se existe alguma diferença entre ele e os diplomas dos cursos de bacharelado ou licenciatura.
Em geral, os diplomas de cursos de graduação em tecnologia têm a mesma validade jurídica para concursos públicos, processos de provas e títulos e para exigências empresariais, exceto quando há legislação específica determinando o contrário.
Cursos de tecnologia com maior demanda de mercado
Também é interessante conhecer alguns dos principais cursos de graduação em nível superior, na modalidade de tecnólogo, de acordo com a demanda de mercado e sua aceitação profissional.
Abaixo destacamos alguns, que podem ser cursados presencialmente ou a distância, dos que representam as melhores oportunidades de acordo com a busca do mercado por profissionais qualificados. Confira:
- Gestão de Recursos Humanos;
- Marketing;
- Gestão Pública;
- Logística;
- Gestão Ambiental;
- Gestão Hospitalar;
Dicas para se dar bem no curso tecnólogo e obter um diploma em 2 anos
Por fim, listamos algumas dicas rápidas, mas eficientes, que permitem ao estudante se desenvolver de forma plena e garantir resultados satisfatórios durante a execução de um curso tecnólogo, especialmente para se beneficiar da agilidade desse modelo de aprendizado e conquistar um diploma em 2 anos. Veja algumas das nossas sugestões:
- organização é fundamental;
- desenvolva um plano de estudos;
- estruture seu planejamento com disciplina;
- evite distrações e procrastinação;
- interaja com os colegas de curso;
- desenvolva e participe de debates.
Como é possível concluir, um curso de graduação em nível de tecnólogo é a melhor opção para o profissional que está em busca de conquistar um diploma em 2 anos, mas deseja contar com a segurança, o respaldo e o reconhecimento exigidos pelo mercado para uma posição profissional interessante.
Além disso, ao optar por um curso de graduação de curta duração, é possível escolher uma área profissional altamente especializada, como os cursos de maior demanda que apresentamos acima, permitindo que o profissional se capacite para atuar em áreas aquecidas de mercado e que têm alta procura por especialistas.
Por fim, vale destacar também que, para critérios de concurso, análise curricular e validação jurídica, o diploma em 2 anos obtido por meio de um curso tecnológico tem o mesmo reconhecimento de um curso de maior duração, de forma que o profissional pode optar por essa opção caso deseje uma formação mais ágil e direcionada para sua área de preferência.
O que você achou de saber como é possível conquistar um diploma em 2 anos com os cursos tecnólogos? Se você deseja mais informações a respeito ou quer se dar esse passo em sua carreira, conheça os detalhes do vestibular da UNINASSAU!