Entenda como é a relação entre EAD e mercado de trabalho
A relação entre EAD e mercado de trabalho vem se fortalecendo nos últimos anos, na medida que a educação brasileira utiliza cada vez mais as ferramentas do mundo digital. Para os universitários, esse cenário representa a oportunidade de obter uma formação com mais facilidades, mas sem perder a qualidade para disputar vagas de empregos.
Entre as dúvidas de quem vai investir na modalidade EAD, é recorrente querer saber se o diploma é bem-aceito no mercado de trabalho. É uma preocupação compreensível, pois cursos de graduação e pós-graduação não eram oferecidos há 10 ou 20 anos. Mas saiba que o cenário mudou drasticamente, e a modalidade já é tão aceita quanto a presencial.
A seguir, vamos entender mais como ocorreu a aceitação do ensino a distância no mercado de trabalho, além dos benefícios dessa modalidade e algumas dicas sobre como escolher uma boa instituição de ensino superior.
Como a relação entre EAD e mercado de trabalho se fortaleceu?
O que era uma novidade no início se tornou mais um caminho para a formação de profissionais e o aperfeiçoamento de técnicas, na visão de líderes de empresas e dos departamentos de RH. O número de matriculados em cursos de nível superior na modalidade EAD está em vertiginoso crescimento e tem tudo para ser ainda maior.
Segundo os dados do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020, as matrículas na modalidade EAD aumentaram em 17% entre 2017 e 2018.
Na hora da contratação, a modalidade de ensino não é um impasse. Há pouco tempo, os diplomas de cursos a distância e presenciais eram exatamente iguais, mas recentemente se mudou apenas o verso dos diplomas, incluindo o número de portaria responsável pela autorização do curso (por onde é possível saber se o curso é presencial ou EAD).
O que os responsáveis pelos processos de recrutamento e seleção avaliam, em relação às instituições de ensino dos candidatos, é a carga horária e a validação do curso pelo MEC (Ministério da Educação).
Embora tenha o mesmo peso no mercado, as vantagens do EAD em relação à modalidade presencial estão sendo mais consideradas na busca por um curso de nível superior.
Até 2022, o Brasil terá maioria de alunos no ensino EAD. Em outras palavras, essa modalidade será a primeira opção entre universitários, na frente do ensino presencial. É essa a previsão que encontramos nos dados de uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).
Diversos fatores podem ser considerados na preferência dos universitários pelo EAD. Além do crescimento orgânico do número de matrículas nos últimos anos, vimos que a pandemia do novo coronavírus estimulou a realização de atividades remotas no mundo inteiro, inclusive de aulas on-line.
Para muitos, a formação profissional por meio da internet é um novo horizonte a ser explorado. Tal fenômeno acontece em um momento de sofisticação das ferramentas digitais, no qual muitas pessoas percebem que é mais fácil do que parece investir em uma nova carreira. Isso, é claro, fortalece ainda mais a relação entre EAD e mercado de trabalho.
Quais são os benefícios do EAD para o mercado de trabalho?
A modalidade de ensino a distância está sempre se adaptando às principais necessidades do mercado de trabalho. As habilidades desenvolvidas pelos universitários respeitam as competências do século XXI que as empresas mais esperam dos profissionais.
Abaixo, explicamos as principais habilidades do EAD para o mercado de trabalho.
Autodisciplina
A autodisciplina é a grande habilidade adquirida por quem aposta no EAD, pois os cursos dessa modalidade entregam ao aluno as responsabilidades de planejar seu cronograma, organizar o local de estudos e de se autogerenciar de maneira geral. É um tipo de disciplina que está muito associada à maturidade e proatividade na realização de metas.
Domínio da tecnologia
É impossível terminar uma graduação ou pós-graduação EAD sem estar muito bem familiarizado com o funcionamento de plataformas digitais e ferramentas úteis em outros momentos da vida, como videoaulas, salas de aula virtuais, fóruns on-line e bibliotecas virtuais.
Foco
O aprendizado fora da sala de aula física abre espaço para distrações que precisam ser evitadas pelo aluno, como o acesso a redes sociais ou até mesmo compromissos que surgem em casa. Portanto, ao terminar um curso EAD, o foco aumenta exponencialmente e o aluno sente mais facilidade para se manter produtivo por horas.
Trabalho em equipe
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, as metodologias de ensino superior EAD não se baseiam no aprendizado totalmente individual. Bons cursos EAD oferecem ferramentas de interatividade para incentivar o debate entre alunos e professores.
Na metodologia semipresencial, além da interação com professores e colegas no ambiente virtual, o aluno tem acesso a atividades presenciais que também exigem o trabalho em equipe.
O que considerar para escolher uma boa instituição de ensino?
Agora que você já sabe que o EAD garante aos universitários ótimas chances no mercado de trabalho, é necessário entender o que considerar na busca por uma boa instituição de ensino que ofereça cursos nessa modalidade.
Os alunos da UNINASSAU EAD, por exemplo, têm acesso às aulas trabalhadas para a melhor absorção do conteúdo e ao Plano de Atividades Práticas (PAP), um laboratório virtual com aulas práticas via realidade aumentada. A seguir, veja outros diferenciais da UNINASSAU EAD.
Portal do aluno
O aluno da UNINASSAU EAD conta com um Portal do Aluno moderno, com diversos serviços e informações essenciais para o andamento dos cursos nos quais estão matriculados, como a verificação de notas e emissão de boletos.
Praticidade para estudar
O acesso ao Portal do aluno e ao ambiente de aula virtual pode acontecer onde e quando o aluno quiser, via desktop, celular ou tablet. Tal praticidade é fundamental para que o aluno sinta-se livre para organizar seus horários e conciliar os estudos com outros compromissos.
Acesso à biblioteca virtual
O aluno da UNINASSAU EAD pode consultar material didático gratuito por meio da biblioteca virtual da Pearson, uma das maiores editoras de livros didáticos do mundo. É uma oportunidade de buscar referências de professores e aprender ainda mais.
Tutores on-line
A UNINASSAU EAD oferece o suporte de um tutor on-line e do tutor guardião. Assim, fica mais fácil para o aluno lidar com as questões técnicas e pedagógicas das plataformas, e manter o ritmo de estudos.
Reconhecimento do MEC
Os cursos da UNINASSAU EAD contam com as maiores notas no MEC ou ENADE. O reconhecimento oficial da qualidade do ensino oferecido dá segurança ao aluno para terminar o curso e conseguir ótimas oportunidades no mercado.
Se está pensando em passar pelo vestibular EAD, não tenha medo de apostar nessa modalidade de ensino. Como vimos, a relação entre EAD e mercado de trabalho é duradoura, e a tendência é que cada vez mais pessoas escolham a formação a distância. Os diferenciais da UNINASSAU EAD demonstram as facilidades que os universitários podem encontrar!
Já conhecia a UNINASSAU EAD? Para conhecer mais detalhes dos nossos cursos, acesse nosso site e entre em contato com a gente!