Como estudar e trabalhar ao mesmo tempo e conciliá-los com a família?
Ter a oportunidade de concluir um curso de ensino superior é o sonho de muitos brasileiros. Infelizmente, muitas dessas pessoas encontram certos obstáculos na hora de se matricular em uma faculdade, principalmente no que diz respeito à falta de tempo, já que estudar e trabalhar simultaneamente requer um planejamento muito bem estruturado para dar certo.
Nesse contexto, com o intuito de esclarecer mais sobre o assunto, preparamos um conteúdo explicando tudo sobre as melhores práticas para quem deseja estudar e trabalhar e ainda manter uma boa qualidade de vida. Continue a leitura, fique por dentro das dicas e prepare-se para colocá-las em prática!
Qual é a importância de investir na capacitação profissional?
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e acirrado, não é novidade para ninguém que é preciso se atualizar para buscar boas oportunidades profissionais. Em vista disso, para aqueles que desejam boas colocações no mercado de trabalho, é imprescindível procurar cursos e outros tipos de capacitações profissionais.
Vale destacar que esse tipo de capacitação jamais deve ser encarado pelo estudante como um gasto, mas como um investimento, uma vez que o retorno no médio e no longo prazo é garantido.
É fundamental que inicialmente esse conceito seja assimilado pelos profissionais que querem estudar e trabalhar, pois cursos e treinamentos que ajudam a qualificar a mão de obra sempre serão considerados um investimento benfeito.
Que práticas ajudam a conciliar o trabalho e os estudos?
Como já destacamos, muitas pessoas infelizmente não conseguem conciliar o trabalho e os estudos — seja em função do tempo, seja pela falta de boas oportunidades.
Destacamos agora algumas práticas que favorecem a conciliação entre o trabalho e os estudos. Acompanhe!
Investir em EaD
Engana-se quem acha que para entrar em um bom curso do ensino superior é necessário frequentar aulas na modalidade 100% presencial. Atualmente existe a possibilidade dos estudantes se graduarem em uma universidade a partir do Ensino a Distância (EaD).
Com uma enorme variedade de cursos à disposição, o EaD é uma excelente opção para as pessoas que sempre sonharam com a graduação, mas que moram relativamente longe das universidades. Dessa forma, o ensino a distância permite que os estudantes assistam às aulas em qualquer ambiente, já que grande parte da carga horária do curso é disponibilizada de forma online.
Com isso, basta o estudante utilizar algum aparelho eletrônico (computador, notebook, celular ou tablet) para ter acesso às aulas, facilitando o planejamento e aumentando a flexibilidade para estudar.
Conversar com a família
Seja qual for o nível de exigência do seu trabalho e do curso que você deseja fazer, conversar com a família e explicar de forma clara quais serão as suas responsabilidades e os seus desafios é algo fundamental. Por meio dessa conversa os seus familiares vão entender melhor os momentos em que você vai ter que ficar ausente por causa das tarefas.
Além disso, uma vez que as pessoas já sabem e entendem a rotina de trabalho e estudos que você enfrenta, fica mais fácil definir os períodos da semana para dar atenção à família e cumprir com as obrigações de casa.
Montar um plano de estudos
Outra prática necessária para ser capaz de estudar e trabalhar é a elaboração de um plano de estudos adequado. Cabe ressaltar que não existe um plano de estudos correto, que funciona igualmente para todo mundo. É preciso considerar vários fatores pessoais para a sua realização, como:
- horário do expediente de trabalho e os respectivos intervalos de pausa;
- intervalos de tempo durante o dia que podem ser aproveitados para os estudos;
- período do dia em que o estudante rende mais — há pessoas que gostam de estudar de madrugada, por exemplo, sendo ideal montar um planejamento com cargas de estudo noturnas;
- horário para as tarefas e os deveres de casa;
- conciliação com o tempo de lazer, hobbies e momentos com a família;
- tempo máximo que o estudante consegue ficar concentrado em uma aula online.
Fica claro que um plano de estudos que funciona bem para você não necessariamente vai ser o adequado para outra pessoa. É fundamental considerar esses e outros fatores individuais para a sua realização, de maneira a facilitar a rotina de quem quer trabalhar e estudar.
Manter a disciplina nas tarefas do dia a dia
Durante as 24 horas do dia, existem diversas outras atividades que precisamos fazer além de estudar e trabalhar. Para que todas essas tarefas e obrigações sejam cumpridas de uma forma correta e saudável, é imprescindível manter a disciplina.
Nesse contexto, para aqueles que trabalham e estudam, manter a disciplina está relacionado basicamente ao cumprimento do planejamento individual traçado.
Ter momentos de lazer e descanso
Ter momentos de lazer e obrigações durante o dia a dia é muito mais importante do que imaginamos: é algo que ajuda a desacelerar o ritmo (muitas vezes estressante) e servir como uma válvula de escape.
Como já mencionamos aqui, reservar um período do dia para a prática de algum hobby é extremamente válido, até porque ninguém consegue se manter produtivo por longos períodos sem viver momentos de lazer e descanso.
Como ter persistência para estudar e trabalhar?
Percebemos que conciliar uma rotina de trabalho e estudos não é simples, mas é um desafio totalmente alcançável. Para conquistar bons resultados, no entanto, é preciso manter o foco constantemente e traçar estratégias de organização.
A persistência é fundamental para que você não desista dos seus objetivos profissionais e consiga conciliar, de forma saudável, as tarefas que estão ligadas ao fato de estudar e trabalhar. Cabe enfatizar ainda que nunca é tarde para aqueles que querem melhorar de vida por meio da educação: basta procurar uma boa capacitação profissional e aumentar as suas chances de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.
Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto e ficar por dentro de dicas importantes para conciliar estudos e trabalho? Então compartilhe este post nas redes sociais e faça com que mais pessoas saibam sobre como trabalhar e estudar ao mesmo tempo é possível!