Idade para fazer faculdade: afinal, existe um período ideal?
A verdade é que não existe idade para fazer faculdade. A ideia de um campus cheio de adolescentes, que saíram recentemente do ensino médio e estão prontos para participar de inúmeras festas não é verdadeira. Saiba que o perfil de ingressantes em cursos de graduação é diversificado e foge bastante daquilo que a gente está acostumado a ver na televisão.
Então, se você quer voltar a estudar, mas tem receio de iniciar um curso por conta de sua idade, atente ao conteúdo a seguir. Ele foi elaborado especialmente para ajudar você a tomar a melhor decisão para sua carreira e retomar os estudos.
Boa leitura!
Existe idade mínima para entrar na faculdade?
Claro que não! O aprendizado é uma necessidade constante do ser humano e que nada tem a ver com faixa etária. Algumas pessoas acreditam que a idade ideal para iniciar uma graduação é após a conclusão do ensino médio, mas essa não é uma verdade absoluta.
De certo, os conteúdos apreendidos durante a escola estão mais frescos na memória quando somos mais jovens. No entanto, isso não garante que o aluno terá maturidade suficiente para encarar os desafios de uma faculdade.
Não garante ainda que tenha foco, disciplina e organização, habilidades imprescindíveis para quem inicia uma graduação, sobretudo na modalidade a distância, por exemplo.
Estou muito velho para voltar a estudar?
Tenha em mente que a idade não deve ser um impeditivo para que você volte a estudar. Como dissemos, o perfil dos ingressantes nos cursos de graduação é diferenciado e não inclui unicamente jovens recém-formados no ensino médio. Esse é uma ideia completamente equivocada e que não reflete a realidade das salas de aula.
O EAD, por exemplo, atrai alunos de diversas faixas etárias, que necessitam de capacitação e são naturalmente disciplinados, o que lhes garante uma certa vantagem no mercado de trabalho. Afinal de contas, empresas valorizam pessoas com esse tipo de perfil, que buscam constantemente reciclar seus conhecimentos e fogem da acomodação.
Sendo assim, aconselhamos que você perca seus medos e dê uma chance a si mesmo. Sua experiência de vida poderá fazer toda a diferença no momento de buscar a profissão dos seus sonhos ou dar novos rumos para sua carreira. Pense nisso!
Por que começar uma faculdade depois dos 30?
Como você pode conferir, a ideia de que há uma idade para fazer faculdade é limitante e, por vezes, pode lhe atrapalhar na busca pela carreira de seus sonhos. Sabemos que dar o próximo passo pode ser complicado e, por isso, separamos a seguir bons motivos para você começar uma faculdade após os 30 anos. Confira!
Mudança de carreira
Talvez, você já não esteja tão satisfeito com sua carreira atual — e tudo bem! Ninguém nasce sabendo o que deseja fazer pelo resto de sua vida. Mudar os rumos de uma carreira profissional é muito mais comum do que você pode imaginar. Tem muita gente que faz isso aos 25, 35 ou 45 anos, viu?
O primeiro passo, então, é traçar um plano consistente e, claro, investir em uma capacitação rápida e de qualidade, como a de tecnólogo, para encarar novos desafios no mercado de trabalho!
Especialização
Para que você se mantenha atualizado e com diferenciais competitivos no mercado de trabalho, é importante reciclar seus conhecimentos continuamente. Assim, quem busca uma especialização para turbinar a carreira, conquistar a promoção desejada para, consequentemente, conseguir melhores salário, pode investir em uma pós-graduação EAD , por exemplo.
Retornar ao mercado profissional
Voltar para o mercado de trabalho pode ser um processo complicado, principalmente nos dias atuais, quando há um crescimento considerável de competitividade. Mas a boa notícia é que isso não é impossível! É preciso se preparar bastante, aprimorando habilidades, reciclando conhecimentos e apostando em qualificação adequada para atender às novas demandas da sua área profissional.
Nesses casos, os cursos tecnólogos também são recomendados, afinal, o índice de empregabilidade de um profissional com essa formação é bastante promissor no Brasil.
Concluir a faculdade dos sonhos
Você viu que não há idade para fazer faculdade. Portanto, nunca é tarde para iniciar aquele curso que você sempre quis, mas por algum motivo, seja lá qual for, não conseguiu fazer. Desvencilhe-se de crenças limitantes e se prepare para se dedicar a uma nova área.
Quais as vantagens de começar uma faculdade após os 30 anos?
Existem vantagens surpreendentes de começar uma faculdade após os 30 anos e nós podemos provar. Confira a seguir agora mesmo!
Maturidade
Com a idade, vem a maturidade e também uma certeza maior daquilo que queremos para nós mesmos. Quando ingressamos em uma faculdade mais velhos, sabemos o quanto cada minuto dentro de uma sala de aula é valioso, tanto para o âmbito profissional como pessoal.
Tudo é encarado com mais equilíbrio, responsabilidade e eficiência. Os estudos são levados de forma mais séria e o comprometimento é elevado, gerando melhores resultados para você ao longo do tempo.
Determinação
Quem ingressa em uma faculdade após os 30 anos tem um objetivo claro pela frente e trabalhará duro para alcançar aquilo que realmente quer, afinal de contas, já não tem tempo a perder. A “obrigação” de realizar um curso após o ensino médio já não existe mais.
Foco
Pessoas mais velhas costumam ser mais disciplinadas e, por consequência, muito mais focadas. Na casa dos 30 anos, você provavelmente já sabe que uma faculdade é capaz de abrir várias portas no mercado de trabalho, não é verdade? Então, estará pronto para se concentrar naquilo que realmente importa: seu futuro profissional.
Pronto. Você já sabe que não existe idade para fazer faculdade e que não há motivos para não voltar a estudar! Agora que sabe mais sobre o assunto, pode começar a buscar cursos que tenham a ver com o seu perfil e, claro, farão sua carreira profissional decolar. Pronto para realizar seus sonhos?
Se você quer um empurrãozinho, aproveite a visita ao nosso blog e conheça 5 dicas para se planejar e voltar a estudar.