O que é Service Design? Confira as carreiras possíveis
Você já ouviu falar em Service Design? Entre as profissões do futuro, resumidamente, essa ferramenta está ligada às interações entre empresa e pessoas. É o profissional do Design de Serviços, como é traduzido para o português, quem vai pensar nas melhores maneiras de manter a comunicação eficaz, a experiência e a satisfação das pessoas com um serviço.
A competição no mercado de trabalho traz novas exigências, que vão desde um currículo eficiente à atenção aos detalhes no dia a dia da profissão. Inicialmente, pode até parecer algo irrelevante, mas a maneira como um cardápio está distribuído nas mesas do restaurante muda a experiência das pessoas com o serviço prestado.
Dentro dessa área de atuação, existem diferentes possibilidades de carreira. Continue a leitura para conhecê-las e escolher a que melhor se encaixa ao seu perfil.
O que é Service Design?
Para além da configuração de um ambiente físico ou virtual, no Service Design os elementos do design são utilizados para melhorar a relação com as pessoas interessadas em um serviço.
Como podemos perceber, a base para essa ferramenta funcionar são as pessoas, que devem ser colocadas sempre em primeiro lugar. A partir daí, o profissional cria um framework capaz de descrever a funcionalidade de certo serviço.
Para isso, ele escolhe aqueles usuários mais ativos, criando o design de uma experiência coerente com as necessidades deles e a mensagem que a marca quer transmitir.
Os processos na prestação de um serviço devem ser pensados a partir das necessidades e desejos do público, no intuito de garantir a satisfação. Esse contentamento depende muito do quanto o serviço oferecido está alinhado com o que essas pessoas gostariam de receber e o que a empresa quer entregar.
Quais são as características?
Em 1984, G. Lynn Shostack, executiva e filantropa americana, publicou no Harvard Business Review um texto sobre uma ferramenta utilizada para mapear as funcionalidades de um serviço. Em 1991, essa ferramenta é oficializado como disciplina de cursos de Gestão e Marketing. Ela começa a ser apreciada como uma área específica a partir de 2010, principalmente, na oferta de consultoria.
Para que o Service Design dê certo, não se pode nunca deixar de lado as questões externas ao negócio. Ou seja, quando você sabe o que o outro precisa e faz exatamente o que ele quer, você o conquista, dando credibilidade e aceitação à sua marca. Mas como fazer isso?
Uma das principais dificuldades das empresas é manter uma relação de aproximação com seus consumidores. Um olhar detalhista e minucioso possibilita a construção de um caminho de identificação. Essa jornada do consumidor até chegar ao seu produto e avaliá-lo positivamente precisa ter um olhar para o visual, mas também para a gestão e inovação.
Qual é a primeira coisa que um consumidor vê quando sua compra chega até ele? Quais as chances de ele escolher sua loja e não a do concorrente a partir do que ele vê? Na prática, nem sempre é só o produto que faz com que uma pessoa compre de novo e se fidelize a uma marca.
As características do Service Design estão no visual, indo do digital ao espaço físico. Para que suas práticas sejam eficientes, é essencial:
- manter um pós-venda ativo;
- interagir com público, mesmo que por meio de recadinhos na embalagem e brindes;
- mostrar que os feedbacks dão resultado, apresentando respostas reais e visíveis para os problemas apresentados pelos consumidores;
- preocupar-se mais em ouvir.
Quais são as possíveis carreiras?
Normalmente, o designer é o profissional que se preocupa com o produto e os processos de produção, mas também existem áreas ligadas a projetos gráficos, entre outras. O diferencial do Service Designer é, justamente, a preocupação para além desses resultados palpáveis, focando sua atenção para a experiência das pessoas envolvidas no processo.
Atuando em bancos e até em grandes empresas de telecomunicação, o service designer tem reconhecimento profissional no comércio, no varejo e na indústria, entre outros segmentos e setores. Com a contratação desse designer, esses lugares são repensados a partir das pessoas, para depois se criarem processos e estratégias para os produtos.
O Service Design é uma maneira de inovar no atendimento por meio de ferramentas e elementos de design. A partir dos ideais dessa área de estudo, o profissional se prepara para atender às demandas da comunicação, da infraestrutura, dos serviços e das pessoas.
Essa estratégia é muito utilizada na produção de eventos, em que os designer fazem projetos para guiar os participantes. Assim, um especialista qualificado está preparado para pensar desde a disposição dos cardápios, como vimos, até a relação das pessoas com o serviço nas redes sociais, por exemplo.
Como saber se tenho o perfil ideal?
O comportamento das pessoas e do mercado de trabalho é o foco dessa profissão, por isso, o perfil ideal precisa, antes de qualquer coisa, saber lidar com o outro. São as interações entre todas as pessoas envolvidas na prestação de serviços que vão servir de base para a criação de um projeto de Service Design.
Outro atributo para o profissional é a proatividade, que é a capacidade de antecipar as situações do meio. Nesse contexto, é possível, a partir das pessoas e das suas experiências com um negócio, criar um caminho para identificar falhas, sugerindo soluções para os erros e até mesmo estratégias para evitá-los.
Os especialistas de Service Design, inicialmente, vieram de várias áreas, como os designers de produto, de interação e gerentes de operações. Com a oferta do curso tecnólogo, esse perfil começou a mudar. Mas você sabe o que é tecnólogo?
Além do tempo reduzido, essa é modalidade de curso pode alavancar sua carreira, pois, no geral, é direcionada para pessoas atentas aos aspectos positivos da tecnologia e seus usos. O Service Design, por exemplo, é uma profissão específica, e um curso tecnólogo é a maneira rápida de quem já sabe em que quer se especializar profissionalmente.
No curso superior de tecnologia de Service Design EAD, o estudante vai aprender a lidar com essas relações entre pessoas e empresas. Para isso, as principais disciplinas estão relacionadas à gestão, aos fundamentos do design e estratégias tecnológicas, como programação.
Identificou-se com uma das funções do Service Design? A qualificação é um diferencial para o profissional da área. Por isso, inscreva-se em nosso curso e aproveite melhor as oportunidades!